O laudo PPA, do acrônimo, Purchase Price Allocation – ou – Alocação do Preço de Compra, é um relatório econômico-financeiro que deve ser elaborado para as boas práticas contábeis (CPC 15 e IFRS 3) e para o Fisco após uma empresa fazer uma aquisição de participação societária de uma outra empresa, o objeto da aquisição são os ativos e os passivos, ou seja, direitos e deveres. No laudo PPA, os ativos são calculados a um preço que reflita seu valor justo de mercado, este valor será comparado ao valor de fato negociado quando a operação foi realizada. Se o valor do laudo PPA for maior que o valor da aquisição – a empresa terá um ágio – se o valor do laudo PPA for menor que o valor da aquisição, a empresa terá um deságio.
As principais aplicações são:
Objetivamente para empresas que adquiriram participação de outras; Demonstrar o valor justo de uma aquisição nas demonstrações financeiras, independente se no fato gerador da transação houve vantagem ou desvantagem no valor pago.
Capacitar os usuários das demonstrações financeiras na avaliação da natureza e dos efeitos econômicos e financeiros da combinação dos negócios. Vale ressaltar que empresas enquadradas no lucro real que fizeram aquisição tem obrigatoriedade deste relatório.
PASSO A PASSO PARA A ELABORAÇÃO:
1. Entendimento das características da aquisição (diagnóstico)
2. Identificação e mensuração dos ativos e passivos tangíveis e intangíveis
3. Definição de metodologia de cálculo para cada ativo e passivo
4. Elaboração da taxa de risco (WACC) de cada ativo
5. Mensuração do retorno de cada ativo – valor justo
6. Ajuste da demonstração financeira a valor justo
7. Mensuração do ágio ou deságio da operação