Venda de empresas: Os 10 erros mais comuns | Valore Brasil
loader image

0800 742 4210

ENG |

POR

cvm-regula-valor-de-captacao-de-recursos

10 Erros comuns em venda de empresas

Veja os 10 erros mais comuns no processo de venda de empresas M&A Sell Side

10-erros-comuns-em-venda-de-empresas

 

O objetivo deste artigo não é julgar as ações de empresários que depõem terem cometido erros ou insucesso em operações de venda de empresas, pois poderiam ter conseguido algo melhor em negociações e até mesmo agido de forma diferente, com mais preparo. Obter conhecimento sobre este processo torna-se pré-requisito para uma operação de SUCESSO, por isso, abaixo falaremos sobre os 10 principais erros relatados por empresários no processo de venda de empresas.

 

 

O 1º E UM DOS PRINCIPAIS ERROS: AVALIAÇÃO DE EMPRESA

Você já ouviu aquela frase: “Nossa!!!! Então minha empresa VALIA MAIS?!?!”

Isso mesmo. A definição do método de avaliação é um dos principais erros no processo de venda de empresas. O mercado apresenta diversos métodos, mas atualmente, existem 5 principais métodos de avaliação.
Após conhecer melhor sobre o assunto, identificar qual é o melhor método é o primeiro passo para uma boa avaliação e negociação.

 

2º ERRO: SIGILO NA NEGOCIAÇÃO

Não manter o sigilo pode levar a negociação ao fim antes mesmo dela acontecer.

 

3º ERRO: INFORMAÇÕES ENVIADAS AO COMPRADOR PARA ANÁLISE DO NEGÓCIO

Entregar qualquer informação a um interessado sem ter um termo de confidencialidade assinado (chamado de NDA), pode colocar o negócio em risco, principalmente se a negociação não seguir. Por isso, recomenda-se solicitar a assinatura de um NDA, para que o comprador se comprometa a guardar no mais absoluto sigilo os dados enviados pela empresa a venda.

 

4º ERRO: NÃO DEFINIR BEM AS REGRAS DO EARN-OUT

Quando o valor da negociação tem uma parte paga à vista e outra parte variável de acordo com a projeção de resultados futuros, as definições das regras do Earn-out (ou ganho variável de acordo com resultados) são de extrema importância, pois vários fatores irão influenciar na apuração do mesmo, desde o controle da empresa até a atuação do sócio vendedor.

 

5º ERRO: CONTINUAR SÓCIO E PERDER O CONTROLE DA EMPRESA

Este fator é uma das frustrações relatadas no processo de venda de cotas.
Na maioria das operações com empresas compradoras de maior porte, implanta-se um processo de governança corporativa, onde o empresário deixa de ter o controle total de sua empresa e passa a responder para uma estrutura profissionalizada. Por isso, recomenda-se que na construção dos documentos de formalização da negociação (memorando de entendimento ou contrato) fique claro qual será o papel do empresário na nova corporação.

 

6º ERRO: A SAÍDA É TÃO IMPORTANTE QUANTO A ENTRADA

Constantemente, nota-se a ausência de definições logo na negociação pensando como se dará a saída do fundo e dos sócios após o período determinado de investimento, crescimento e nova venda. Deixar claro a opção de compra, por exemplo, por parte dos sócios atuais ou venda total são algumas características fundamentais no momento da negociação e formalização da operação.

 

7º ERRO: ARREPENDIMENTO DE NÃO TER CONCRETIZADO A VENDA

Outro ponto importante é sobre o momento da oportunidade da venda. Muitas vezes ouvimos que um novo player (grande empresa) está entrando no mercado para ir em busca de empresas para comprar e se consolidar. Com isso, ocorre o famoso “se não pode com ele, junte-se a ele.”
Temos vários depoimentos de empresários que tiveram a oportunidade de vender sua empresa mas que não realizaram a venda e, posteriormente, acabaram se arrependendo.

 

8º ERRO: A EMPRESA PODIA VALER MAIS!

Os métodos mais completos de avaliação consideram aspectos de lucros, pressupostos de mercado, capital de giro, investimentos e riscos. Conhecer e atuar nestes pontos pode fazer a empresa valer mais. Para isso, basta o empresário fazer um plano de atuação e colocá-lo em prática, melhorando assim os resultados da empresa.
Nesses casos, recomenda-se a utilização de uma ferramente chamada gestão baseada no valor, onde será aplicado avaliações periódicas da empresa e implementações a fim de fazê-la valer mais.

 

9º ERRO: FALTA DE APOIO JURÍDICO ESPECIALIZADO

Após o processo de avaliação e negociação da empresa é importante que haja a formalização jurídica da compra e venda das cotas sociais. Como esse processo jurídico é extremamente específico, é fundamental que a assessoria jurídica seja especializada em processos de fusões e aquisições de empresas.

 

10º ERRO: REALIZAR A OPERAÇÃO SEM TER CONHECIMENTO NO ASSUNTO

O processo de compra e venda de empresas é bastante robusto, pois nele envolve-se aspectos econômicos, de finanças, mercado e negociais. Sendo assim, buscar conhecimento sobre esse processo torna-se pré-requisito para ter sucesso na operação.
Além do conhecimento, é importante uma assessoria para esse tipo de operação. Vejamos um exemplo simples: Assim como um médico recomenda que a cirurgia seja realizada com o melhor cirurgião, visto que envolve a vida do seu paciente, neste tipo de operação de Fusão e Aquisição também se recomenda a contratação de uma consultoria especializada e com experiência comprovada. Afinal, estamos falando de um processo complexo e que coloca em jogo a vida da empresa.

Especialistas:

Jaziel Pavine

Jaziel Pavine

CEO e sócio fundador

/ Recentes

/ Imprensa

Podcast
/ Eventos

Próximas participações

09, novembro 2022.
Evento para convidados apenas para debater as perspectivas econômicas.

Últimas participações

20, setembro 2022.
Workshop sobre contratos de investimento para startups
08, julho 2022.
Palestra sobre fundraising no programa de inovação do Dabi Business Park para startups
07, julho 2022.
Mentoria Estratégia de investimento e M&A para empresas e startups
21, junho 2022.
Movimento para trazer Ribeirão Preto como centro financeiro
09, junho 2022.
Palestra sobre fusões e aquisições de empresas e suas aplicações práticas em FP&A
13, abril 2022.
Palestra sobre estratégias de fusões & aquisições para startups

E-book de M&A

Baixe nosso e-book de Fusões e Aquisições

ebook-Fusoes-e-aquisicoes-2
Valore_FaleEspecialista-v2

Fale com nossos especialistas

Procurando soluções inteligentes para seu negócio?

Vamos conversar.

Entre em contato conosco 0800 742 4210

Dúvidas e Contato Comercial comercial@vaorebrasil.com.br

SÃO PAULO | SP Rua Funchal 418 - Edifício E-Tower, 34º e 35º andares - Vila Olímpia

CAMPINAS | SP Av. Dr. José Bonifácio Coutinho Nogueira, 150 Térreo Cj. 2 | Galleria Plaza

GOIÂNIA | GO Av. Dep. Jamel Cecílio, 3455 Ed. Flamboyant Park Business - 26º Andar - Sala 2610

RIBEIRÃO PRETO | SP Av. Presidente Vargas, 2121 - Sala 908 Ed. Times Square Business | Jd América

Assine a #ValoreInsights

Assine nossa newsletter e tenha em mãos as principais informações para te apoiar em decisões inteligentes

2022 Valore Brasil Ltda.

Todos os direitos reservados.