Startup Agrorobótica utiliza tecnologia da Nasa para certificar e monetizar crédito de carbono no solo - Valore Brasil
loader image

0800 742 4210

ENG |

POR

Startup Agrorobótica utiliza tecnologia da Nasa para certificar e monetizar crédito de carbono no solo

Startup Agrorobótica utiliza tecnologia da Nasa para certificar e monetizar crédito de carbono no solo

A Agrorobótica – startup de inovação tecnológica na agricultura se prepara para a sua segunda rodada de investimentos. A Agtech promove uma agricultura regenerativa e o plantio sustentável com o uso de fontes limpas através da sua plataforma de inteligência artificial AGLIBS, que utiliza a mesma tecnologia que a NASA usou em seus robôs na análise do solo de marte, para mapear e certificar o carbono retido no solo das lavouras.Em 2019 a empresa promoveu sua primeira rodada de investimentos e o aporte financeiro da NTagr e contou ainda com dois investimentos da Empresa Brasileira de Pesquisa Inovação Industrial (EMBRAPII), em 2017 e 2020.

 

De acordo com o fundador e CEO da Agrorobótica, Fabio Angelis, até um pouco mais da metade de 2021 os mercados voluntários de carbono já haviam registrado vendas de US$ 748,2 milhões, para 239,3 milhões de créditos, cada um representando uma tonelada de dióxido de carbono equivalente. “Nosso objetivo com a segunda rodada de investimentos é levantar fundos para aumentar a atuação por hectares, hoje conseguimos analisar 500 amostras por dia, mas temos potencial para ampliar esse serviço, além disso vamos investir em tecnologia para aprimorar a inteligência artificial da plataforma”, explica.

 

O solo é a segunda maior reserva de carbono da biosfera, atrás apenas dos oceanos, somente no Brasil há cerca de 500 milhões de toneladas de carbono equivalente (tCO2eq) que podem ser convertidas em dinheiro pelo setor de agronegócios. Estudos apontam que até 2050, de 7 a 13 toneladas de carbono poderão ser removidas anualmente da atmosfera para compensar as emissões e alcançar o chamado Net Zero – neutralidade do carbono, ou seja, quando qualquer emissão remanescente dele é compensada pelo sequestro.

 

Além do crédito de carbono, a plataforma da Agrorobótica permite também o mapeamento do solo para certificação da fertilidade do solo e auxilia na produtividade com a certificação dos nutrientes em solos e folhas. As análises feitas pela agtech são realizadas por meio de um laser, dessa forma, não utilizam reagentes químicos, o que torna a tecnologia ainda mais sustentável e apontar soluções para a cultura.

 

Para o fundador e CEO da Valore Brasil – advisory de M&A que assessora a Agrorobótica nesta atual rodada de capitação, Jaziel Pavine, esse é o momento de olhar para tecnologias que promovam uma agricultura mais limpa. “O Brasil é o maior produtor agrícola da América Latica e um dos maiores do mundo, até o momento as exportações brasileiras atingiram US $10,5 bilhões, uma alta de 65,8% em relação ao mesmo mês de 2021, agora chegou a hora de alinharmos nosso potencial agrícola com práticas sustentáveis”.

 

Uma pesquisa do Radar AgTech Brasil referente aos anos de 2020 e 2021, aponta que houve um crescimento de 66% em novas startups de agronegócio, 48,1% delas estão no estado de São Paulo. “As agtechs estão trazendo para o setor um novo jeito de trabalhar a agricultura, alinhando produção com sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente”, finaliza Pavine.

 

Sobre a Agrorobótica
A Agrorobótica é uma startup de inovação tecnológica na agricultura parceira da Embrapa e do Embrapii. A startup desenvolveu a plataforma de IA (inteligência artificial) AGLIBS, que é composta de hardware e software, sendo a mesma tecnologia utilizada pela NASA em seus robôs para explorar os solos do Planeta Marte. A plataforma auxilia os agricultores a resolver problemas de mitigação das mudanças climáticas e segurança alimentar. Por meio de serviços de certificações de carbono e nutrientes em solos, promove para os agricultores sustentabilidade, produtividade agrícola e monetização de carbono.

 

Sobre a Valore Brasil
A Valore Brasil é uma assessoria de M&As que atua há mais de 12 anos apoiando empresas a tomarem decisões inteligentes para o crescimento sustentável, trazendo resultado financeiro por transações de fusões e aquisições. Já atenderam mais de 850 clientes em todo território nacional e em países como França, Espanha, Inglaterra e Estados Unidos.

Convidados:

Amanda Bermudes

Amanda Bermudes

Informações à Imprensa

Amanda Bermudes amanda@valorebrasil.com.br

Recentes

Podcast
Eventos

Próximas participações

09, novembro 2022.
Evento para convidados apenas para debater as perspectivas econômicas.

Últimas participações

20, setembro 2022.
Workshop sobre contratos de investimento para startups
08, julho 2022.
Palestra sobre fundraising no programa de inovação do Dabi Business Park para startups
07, julho 2022.
Mentoria Estratégia de investimento e M&A para empresas e startups
21, junho 2022.
Movimento para trazer Ribeirão Preto como centro financeiro
09, junho 2022.
Palestra sobre fusões e aquisições de empresas e suas aplicações práticas em FP&A
13, abril 2022.
Palestra sobre estratégias de fusões & aquisições para startups