É muito comum ouvirmos do empresário durante um processo de venda da empresa, seja parcial ou total: “qual é o valor que eu vou receber ao final da negociação? É o valor da empresa multiplicado pelo percentual de cotas que estou cedendo?
PARA RESPONDER ESSA PERGUNTA É IMPORTANTE ANALISAR 2 CONCEITOS:
O valor da empresa (Enterprise Value)
O Valor da empresa para o acionista (Equity Value)
O valor da empresa representa o valor que a operação da empresa gera para o acionista, nele constam todos os ativos operacionais da empresa, como por exemplo o estoque, contas a receber, contas a pagar de fornecedores, tributos a pagar, folha de pagamento, imobilizado que a empresa possui e ativos intangíveis como marca e carteira de clientes.
No momento de um fechamento de negociação de venda de empresa é importante calcular o Valor da Empresa para o Acionista, que é o Valor da Empresa com a inclusão de ativos e passivos financeiros e não operacionais.
Ou seja, o valor da empresa não está somado o Excedente de Caixa e Capital Circulante Líquido nem subtraído as Dívidas Onerosas, como empréstimos, financiamentos e parcelamentos de tributos em atraso. Além disso não está somado ativos e passivos não operacionais, por exemplo se a empresa possui um terreno que não é utilizado na operação.
Dessa forma o Valor da Empresa para o acionista é o valor da empresa subtraído as dívidas onerosas, tributos parcelados e passivos não operacionais e somado o excedente de caixa e Capital Circulante Líquido e ativos não operacionais.
Um item bastante relevante nessa análise é o Excedente de Caixa/ Bancos e Capital Circulante Líquido, esse item é avaliado na data de assinatura do contrato de compra e venda, e avalia se existe um excedente de caixa e bancos na empresa que pode ser distribuído ao acionista, para calcular esse índice é necessário avaliar o saldo em caixa e bancos e se a empresa mantém o padrão de contas a receber, contas a pagar e estoque conforme a normalidade da operação, de maneira que quem assumir a empresa tenha saldo de caixa e projeção de recebimentos, estoque e pagamentos equilibrados para a normalidade da empresa. Esse excedente inclusive pode se tornar falta, caso a empresa na data de negociação apresente um contas a receber, estoque e caixa insuficientes para cobertura dos gastos.
Toda essa análise tem que estar vinculado ao próprio cálculo do Valor da Empresa e de como foram considerados esses itens durante a avaliação da empresa.
Além disso é importante destacar que sobre o Valor a ser recebido pelo acionista por uma negociação de empresa existem tributos a serem recolhidos que vão impactar no valor final recebido pelo acionista.
Logo é importante ter clareza e transparência durante toda a negociação e uma equipe com conhecimento técnico para dar toda segurança para que todos os aspectos referentes ao valor da empresa e valor para o acionista sejam corretamente considerados.
Somos uma consultoria especializada em Avaliação de Empresas.