A due diligence, que pode ser traduzida como diligência prévia, é uma auditoria detalhada de uma empresa, normalmente uma empresa que está em processo de venda ou fusão. E tem como intuito verificar diversos aspectos da empresa, da gestão e dos números da empresa. Ela diferencia da auditoria independente, por exemplo, por focar em aspectos que o contratante deseja saber, além do padrão de auditoria de demonstrativos contábeis.
A due diligence é comum em processos de fusão e aquisição de empresas, ela costuma acontecer por necessidade do comprador, que busca através dela confirmar se as premissas que está utilizando no valuation e negociação são verídicas, além de verificar potenciais riscos e contingências do negócio alvo.
A due pode abranger aspectos financeiros, contábeis, previdenciários, trabalhistas, imobiliários, jurídicos, tecnológicos, ambientais e outros. Na prática a due diligence é feita sob qualquer dado que o contratante deseja saber.
AS ANÁLISES MAIS RECORRENTES SÃO:
1) DUE FINANCEIRA, QUE BUSCA VALIDAR AS MOVIMENTAÇÕES DE CAIXA DA EMPRESA;
2) DUE CONTÁBIL, QUE BUSCA VALIDAR OS DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS E OS INDÍCES DE LUCRATIVIDADE, PATRIMÔNIO DA EMPRESA E ENDIVIDAMENTO;
3) DUE TRABALHISTA, QUE BUSCA VALIDAR OS RISCOS TRABALHISTAS E SE A EMPRESA ATUA DE MANEIRA RESPONSÁVEL E DE ACORDO COM AS LEIS TRABALHISTAS, ASSIM COMO SE A EMPRESA ESTÁ EM DIA COM TODAS OBRIGAÇÕES E ENCARGOS TRABALHISTAS
4) DUE FISCAL, QUE BUSCA VALIDAR OS RISCOS FISCAIS DA EMPRESA E SE A EMPRESA ATUA DE MANEIRA RESPONSÁVEL E DE ACORDO COM AS LEIS FISCAIS, ASSIM COMO SE A EMPRESA ESTÁ EM DIA COM TODAS OBRIGAÇÕES FISCAIS;
5) DUE JURÍDICA, QUE BUSCA VALIDAR RISCOS JURÍDICOS, ASSIM COMO ANALISAR TODAS AÇÕES DA EMPRESA.
A due diligence pode abranger outras áreas como falei anteriormente, por exemplo validar se a base de clientes cadastrados que a empresa afirma ter é de fato uma base sólida e com potencial de vendas, ou por exemplo uma due ambiental, para analisar se a empresa possui políticas e práticas sustentáveis e de acordo com as leis do setor. A due diligence pode abranger mais ou menos áreas, de acordo com o perfil e porte da empresa analisada.
A due diligence costuma ser realizada por empresas de auditoria e tem um prazo médio de 2 a 6 meses, dependendo da complexidade do negócio. Os principias resultados da due diligence são:
1. A CONFIRMAÇÃO, OU NÃO, DOS DADOS FINANCEIROS-CONTÁBEIS DA EMPRESA AVALIADA;
2. LEVANTAMENTO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA EMPRESA E A CONCORDÂNCIA COM AS BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO;
3. INDICAÇÃO DE VALORES QUE PODEM NÃO REFLETIR A REALIDADE DE LUCRATIVIDADE, CAIXA E PATRIMÔNIO;
4. ALÉM DE PONTUAÇÃO DE RISCOS E CONTINGÊNCIAS QUE A EMPRESA AVALIADA PODE ESTAR SUJEITA.
Para empresas que tem como objetivo uma futura negociação é imprescindível iniciar um diagnóstico sobre suas informações e práticas para se preparar para organizar a empresa, e quando realizar uma due diligence ter um parecer favorável e com baixo risco. Somos uma consultoria especializada em processos de fusões e aquisições e já participamos de dezenas de due diligences.