Sabemos que este é um momento muito delicado que envolve pessoas físicas (os sócios) e jurídica (a empresa), e além de recomendar sempre que este trabalho seja acompanhado também pelos advogados das partes, procuramos dedicar o máximo de atenção possível neste atendimento inicial, sobretudo para que possamos nos reunir com todas as partes envolvidas e apresentarmos nosso trabalho!
A neutralidade é parte fundamental na condução de um trabalho cujo objetivo é poder apoiar os empresários com os melhores caminhos para sua empresa em função desta separação, porém normalmente quando atendemos o primeiro sócio ele muitas vezes acredita ser impossível estabelecer o mínimo diálogo com o outro o que infelizmente além de ser um péssimo sinal para o que irão viver em breve, também nos deixa em uma situação de desconforto e como sabemos, não gera resultado positivo.
O Valuation é um método universal e o seu resultado apesar de todas suas variáveis de premissas serão defensáveis em qualquer esfera, sobretudo o resultado deste trabalho normalmente desagrada as duas partes, afinal, quem irá ficar na empresa deseja pagar o mínimo possível e quem irá sair da empresa deseja receber o maior valor que conseguir.
Aí estamos lhe dando com aspectos negociais e não apenas com o valor da empresa. As partes quando podem contar com terceiro imparcial que pode utilizar as ferramentas adequadas, inclusive o Valuation vivenciam uma condução para suas questões de forma muito mais equilibrada do que as intermináveis discussões, principalmente quando cada um contrata o trabalho de uma assessoria separadamente.
As disputas desgastam ainda mais. Se você está passando por situação similar, invista um pouco mais de energia para a contratação de uma assessoria única neutra e que você e seu sócio possam ouvir juntos os passos que poderão percorrer em busca do bem comum: o consenso que possa preservar seus interesses reais, os deles e para que a empresa possa seguir seus dias sem perder resultados em função da separação.