Guerra na Ucrânia e o Valor das empresas - Valore Brasil
loader image

0800 742 4210

ENG |

POR

Guerra na Ucrânia e o Valor das empresas

Mercado volta a aquecer no segundo trimestre; Maiores juros afetam os fluxos de caixa descontados diminuindo o valor das transações de fusões e aquisições

Com o auge da pandemia ficando para trás, 2022 se iniciou com as principais preocupações voltadas à inflação global: decorrente das massivas injeções de dinheiro feitas pelos principais Bancos Centrais do mundo nos últimos dois anos, a quantidade de dinheiro em circulação nos EUA subiu 40% com as impressões feitas pelo FED – Banco Central americano.

 

Esse temor, isoladamente, já antevia um ciclo de aperto monetário e escalada dos juros em todo o mundo. Porém, no final de fevereiro, com a invasão russa na Ucrânia, todo esse cenário foi potencializado e as consequências de médio prazo começaram a ser rapidamente sentidas por todos.

 

Além do aumento da percepção de risco global, Rússia e Ucrânia são dois grandes produtores de uma dezena de commodities e seus preços explodiram em questão de dias. O repasse desses aumentos, quase que imediatos, começaram a pressionar ainda mais as já crescentes infrações locais. Os índices de inflação para o mês de março foram recorde em vários países e a curva de juros futura acompanhou o movimento de estresse.

 

Todo esse contexto é necessário para entender o porquê de diversas empresas de capital aberto estarem sendo negociadas em um dos menores múltiplos históricos: atualmente, o múltiplo preço sobre lucro (P/L) do Ibovespa está na casa de 7,5 vezes e 11,5 vezes, excluindo PETR e VALE, que somadas representam aproximadamente 27% do índice, abaixo das médias históricas de 11,7 vezes e 13,4 vezes, respectivamente. Não são raras as companhias que negociam a menos de cinco vezes o seu lucro operacional estimado para o próximo ano.

 

Enquanto companhias que são negociadas em bolsa e, portanto, têm oscilações diárias em seu valor de mercado, os sócios de empresas de capital fechado não percebem com a mesma clareza que o valor de seus negócios depreciou. Mas quanto maiores os juros, menores os fluxos de caixa futuros descontados e, consequentemente, menor o valor do negócio, prevalecendo o “novo preço justo”. Esse cenário já afeta o número de transações de M&A que recuou 14,6% e mostrou uma queda de 57% considerando o valor, conforme indica o levantamento da Dealogic.

 

Após todo o cenário de incertezas do primeiro trimestre, o mês de abril trouxe um respiro para o setor de fusões e aquisições e novas movimentações, principalmente de fintechs e startups em geral aquecem o mercado, como vimos a aquisição da EasyCrédito pela FitBank, assim como o aporte de US$ 45 milhões —o equivalente a R$ 212 milhões que a fintech Stark Bank recebeu em sua primeira rodada de negócios, em abril. Entre os investidores está Jeff Bezos, fundador da Amazon.

 

Com a reorganização das economias no cenário pós pandemia e pós guerra o Brasil tem um potencial de destaque para atrair capital de qualidade, além de internamente o país, apesar das elevadas taxas de juros, está mais estável o que permite operações mais estáveis e positivas para fusões e aquisições.
No entanto, é sempre importante destacar que é fundamental contar com uma equipe preparada para apoiar no processo de M&A, que pode te apoiar na tomada de decisões inteligentes.

 

Especialistas:

Renato Miachon

Renato Miachon

jaziel-2

Jaziel Pavine

/ Recentes

/ Imprensa

Podcast
/ Eventos

Próximas participações

09, novembro 2022.
Evento para convidados apenas para debater as perspectivas econômicas.

Últimas participações

20, setembro 2022.
Workshop sobre contratos de investimento para startups
08, julho 2022.
Palestra sobre fundraising no programa de inovação do Dabi Business Park para startups
07, julho 2022.
Mentoria Estratégia de investimento e M&A para empresas e startups
21, junho 2022.
Movimento para trazer Ribeirão Preto como centro financeiro
09, junho 2022.
Palestra sobre fusões e aquisições de empresas e suas aplicações práticas em FP&A
13, abril 2022.
Palestra sobre estratégias de fusões & aquisições para startups

E-book de M&A

Baixe nosso e-book de Fusões e Aquisições

ebook-Fusoes-e-aquisicoes-2
Valore_FaleEspecialista-v2

Fale com nossos especialistas

Procurando soluções inteligentes para seu negócio?

Vamos conversar.

Entre em contato conosco 0800 742 4210

Dúvidas e Contato Comercial comercial@vaorebrasil.com.br

SÃO PAULO | SP Rua Funchal 418 - Edifício E-Tower, 34º e 35º andares - Vila Olímpia

CAMPINAS | SP Av. Dr. José Bonifácio Coutinho Nogueira, 150 Térreo Cj. 2 | Galleria Plaza

GOIÂNIA | GO Av. Dep. Jamel Cecílio, 3455 Ed. Flamboyant Park Business - 26º Andar - Sala 2610

RIBEIRÃO PRETO | SP Av. Presidente Vargas, 2121 - Sala 908 Ed. Times Square Business | Jd América

Assine a #ValoreInsights

Assine nossa newsletter e tenha em mãos as principais informações para te apoiar em decisões inteligentes

2022 Valore Brasil Ltda.

Todos os direitos reservados.