Uma joint venture é um novo empreendimento controlado em conjunto por duas ou mais empresas. Esse novo negócio é criado através de um acordo contratual em que duas ou mais partes se comprometem à realização de atividade econômica que está sujeita ao controle conjunto.
Normalmente as empresas controladoras são de segmentos diferentes, mas que possuem complementariedades.
As principais atividades da joint venture: marketing, vendas, operações, lucros e responsabilidades são divididos entre suas controladoras.
Novos mercados
É quando uma empresa já domina um produto ou serviço, ou seja, tem uma expertise e quer entrar em um novo mercado que possui grandes diferenças de seu mercado atual (como um outro país por exemplo). Assim ela mapeia e procura um player que já domina bem esse mercado e propõe a criação em conjunto de uma nova empresa – a joint venture – onde uma delas adiciona o know-how do produto e a outra adiciona a experiência local em marketing, vendas, relacionamento, operação e entrega – gerando assim uma nova entidade com a sinergia das duas.
Uma outra aplicação é de novos produtos
Esta é parecida com a anterior, mas é quando a empresa que domina um mercado local e vê uma oportunidade de produto ou serviço que ela não tem know-how, ela mapeia empresas do mundo todo, que ainda não está no seu mercado local, e propõe a criação de joint venture unindo o conhecimento do seu mercado com o produto/serviço da outra empresa.
Outras aplicações estão relacionadas com oportunidades de mercados que podem ser atendidos por tecnologia ou logística por exemplo.
PASSO A PASSO DA OPERAÇÃO:
- Entendimento das estratégias de complementariedade (mercado, produto, tecnologia por exemplo)
- Identificação e mapeamento do mercado alvo
- Mapeamento das empresas do mercado alvo escolhido
- Assinatura do documento de intenção da Joint Venture e confidencialidade entre as empresas
- Elaboração do plano de negócio da nova empresa Joint Venture – essa etapa é fundamental para verificar a viabilidade da nova empresa, pois pode ser que o negócio não pare de pé
- Definição dos papéis de cada empresa (marketing, comercial, operação, entrega, atendimento, administração, financeiro e investimentos)
- Elaboração do memorando de entendimento (MOU) com todas as características na nova empresa
- Formalização jurídica da operação
- Execução da implantação da nova joint venture
Várias empresas estão ainda na frente, então não perca as oportunidades, somos uma consultoria especializa nessa busca por empresas complementares e operacionalização da joint venture, com vários cases de sucesso