Ser empresário tem uma única certeza: haverá incerteza sempre, sobre a economia, sobre a aceitação dos produtos, sobre o que os clientes querem, qual o preço, sobre os fornecedores, os riscos, os impostos. Diante de tantas variáveis e a incerteza que o empresário atua, como se preparar para uma oportunidade de crescimento da empresa.
É comum o empresário se sentir inseguro quando surge uma oportunidade de grande expansão, seja por um novo produto que aumenta consideravelmente as vendas, seja por um novo mercado que a empresa começa a atender. Crescer exige do empresário lidar com incertezas maiores daquelas que ele está acostumado a lidar, gerir uma empresa com faturamento de R$ 100 mil por mês com 10 funcionários é diferente de gerir uma empresa com faturamento de R$ 1 milhão por mês e 80 funcionários. A responsabilidade é maior.
O QUE O EMPRESÁRIO PODE FAZER? COMO LIDAR COM A INCERTEZA COM RESPONSABILIDADE.
O empresário tem algumas ferramentas e ações para garantir um crescimento sustentável, responsável e minimizando os riscos da incerteza.
Primeiramente é importante montar uma equipe. É importante o empresário não centralizar toda operação com ele mesmo, quanto maior a empresa mais difícil será ter o controle de tudo o que está acontecendo, tenha bons profissionais, especializados para trabalhar junto.
Fazer um bom plano de negócio, entendendo o mercado, clientes, necessidade de investimento da empresa e viabilidade financeira.
Um dos pontos mais importantes desse plano é entender o potencial do mercado e aceita do produto ou serviço que a empresa oferece, importante validar essas premissas antecipadamente a iniciar uma grande operação. Comece com mercados testes, que possam lhe dar respostas sobre o comportamento do consumido e do produto.
Outro ponto fundamental é entender o preço do crescimento, sempre que existe um crescimento na operação, existem investimentos a serem feitos. Desde investimento em bens, como máquinas, móveis, veículos, etc, como investimento na preparação da equipe e na necessidade de giro da empresa.
A necessidade de giro da operação representa o tempo que a empresa leva entre comprar a mercadoria (ou as matérias primas para produzir a mercadoria), produzir e estocar, vender e por fim receber pela venda. Para cada atividade esse ciclo varia.
Esse ciclo de giro operacional se transforma em um ciclo financeiro ao passo que inserimos o prazo que a empresa consegue negociar com seus clientes.
Existem atividades que o tempo para a operação se transformar em caixa mais rapidamente e casos que demoram mais. Indústrias e empresas que necessitam de mais estoque normalmente tem ciclos mais longos. Empresas que exportam e importam também.
Esse giro exige que a empresário coloque dinheiro na empresa para suportar o crescimento, pois o lucro do crescimento levará um tempo para acontecer.
Outro ponto importante é somando a aceitação do mercado com a necessidade de investimento é o quanto que o crescimento vai agregar de lucro para empresa e verificar quanto tempo que demorará para a empresa recuperar seu investimento, índice chamado de payback.
Outro índice importantíssimo é o retorno do investimento, quanto que o valor investido é remunerado pelo lucro da operação e compará-lo com o risco do negócio.
E COMO UNIFICAR TODAS ESSAS VARIÁVEIS DE MANEIRA OBJETIVA?
Para saber se entre todos os efeitos positivos de caixa menos os investimentos, riscos e recursos que serão utilizados para geração desse caixa compensam?
O Valuation é uma ferramenta que incorpora todos esses fatores em uma única análise, ponderando todos os efeitos positivos e negativos, e validando se o crescimento está agregando valor para o empresário, assim como entendendo como serão os fluxos de caixa futuros, explicitando os investimentos que serão necessários, preparando o empresário para um crescimento sustentável e responsável, conhecendo os riscos e necessidades que terá para implementar o projeto.
Tem interesse no assunto, acesse nosso site para mais conteúdo sobre Valuation e suas aplicações.