QUANTO VALE UMA EMPRESA? COMO AVALIAR UMA EMPRESA? PRINCIPAIS MÉTODOS E SUAS APLICAÇÕES. - Valore Brasil
loader image

0800 742 4210

ENG |

POR

artigos-valore-brasil-arquivos

QUANTO VALE UMA EMPRESA? COMO AVALIAR UMA EMPRESA? PRINCIPAIS MÉTODOS E SUAS APLICAÇÕES.

Os 5 principais métodos de avaliação de uma empresa

Existem 5 principais métodos de avaliação de uma empresa. São eles: O CONTÁBIL, LIQUIDAÇÃO, O MERCADO, MÚLTIPLOS, E O FLUXO DE CAIXA DESCONTADO.

principais metodos de avaliacao de empresa

CONTÁBIL, também chamado de Patrimonial, é o método que avaliamos a partir do balanço patrimonial da empresa, ou seja, o que ela tem de patrimônio líquido, seja pelo valor contábil ou pelo valor dos ativos no mercado.

O segundo método para se avaliar uma empresa, é o por LIQUIDAÇÃO ou no popular: “Porteira Fechada”. Analisamos tudo que a empresa tem de direito sendo bens, tudo que ela tem pra receber e posteriormente todas suas obrigações, tudo que tem pra pagar, todos os empréstimos e os deveres.

O terceiro método de avaliação de empresa é o método de MERCADO. Ele é restrito a empresas de capital aberto, pois avaliamos de acordo com o valor da cotação dessa empresa no mercado (valor da ação), vezes o número de ações que ela tem no seu balanço. Assim chegamos ao seu valor pelo valor de Mercado.

O quarto método de avaliar uma empresa é por MÚLTIPLO. Para o método de múltiplo ser utilizado vale ressaltar que devemos ter o histórico de uma operação que ocorreu até 1 ano e no mesmo segmento da empresa avaliada, pois assim podemos comparar com a empresa que está sendo avaliada agora. O Múltiplo está totalmente relacionado com o quanto esta empresa vale, de acordo com o número de faturamento dela ou o número de lucro líquido, ou até mesmo o número de EBITDAs. Podemos então comparar uma operação que aconteceu e uma operação atual.

O último método para avaliarmos uma empresa é o FLUXO DE CAIXA DESCONTADO, também muito conhecido como VALUATION. Esse método é o mais utilizado por que ele é muito mais abrangente, pois contempla além da empresa internamente, também os aspectos de mercado e os aspectos que influenciam o negócio da empresa. Basicamente o Fluxo de Caixa Descontado olha o histórico da empresa em termos do que ela operou e quais foram os resultados. Olha o mercado dessa empresa, ou seja, qual a tendência e qual pressuposto que a empresa tem no seguimento que ela está. Projeta o seu lucro futuro, através do histórico e do mercado, e considera ainda o quanto esta empresa precisa estar reinvestindo no seu negócio pra continuar na operação, seja investimento em maquinário, chamado CAPEX, ou em capital de giro, que considera o pagamento e o prazo de recebimento, ou o quanto esta empresa precisa de caixa, de giro para poder operar. Isso tudo influencia diretamente no valor da empresa.

Todos estes aspectos são fechados com o risco. A empresa está no mercado de acordo com o risco que depende do seu negócio, e este risco basicamente pondera o capital dos sócios e o capital de terceiros. Podemos perceber que o método para avaliarmos uma empresa pelo FLUXO DE CAIXA DESCONTADO é o mais amplo e mais completo, por isso ele acaba sendo o método mais utilizado. Como ele olha toda a cadeia, ele vai contemplar o aspecto interno da empresa e todos os stakeholders que estão em volta dela.

Para elucidar e entender um pouco mais sobre os métodos de avaliação de uma empresa e o  Fluxo de caixa descontado ou Valuation assista esse vídeo de 2 minutos:

 

 

Então afinal, o que é VALUATION? É avaliar uma empresa de forma sistematizada, usando modelo qualitativo, quantitativo e com metodologia reconhecida e praticada no mundo todo. É avaliar toda cadeia da empresa, funcionários, como é a gestão, seus processos, tecnologia, produtos e serviços, marca e mercado.

Quando utilizar o VALUATION? Para compra e venda de empresas, fusão de empresas, para mostrar se um negócio é viável, dissolução de sociedade, busca por fundo de investimento e como ferramenta de gestão.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato que temos o maior prazer em ajudar.

Ao ler a matéria ou ver os vídeos, pensou: Isso serve para mim! Entre em contato que teremos o maior prazer em atendê-lo.

 

Prof. Jaziel Pavine de Lima
jaziel@valorebrasil.com.br
Especialista em avaliação de empresas pela FUNDACE USP e FIPECAFI
Professor do curso de Valuation na pós graduação do BI Internacional
Consultor na Valore Brasil – Controladoria de Resultados

Assista também outros vídeos nossos:

 

 

Especialistas:

Jaziel Pavine

Jaziel Pavine

CEO e sócio fundador

/ Recentes

/ Imprensa

Podcast
/ Eventos

Próximas participações

09, novembro 2022.
Evento para convidados apenas para debater as perspectivas econômicas.

Últimas participações

20, setembro 2022.
Workshop sobre contratos de investimento para startups
08, julho 2022.
Palestra sobre fundraising no programa de inovação do Dabi Business Park para startups
07, julho 2022.
Mentoria Estratégia de investimento e M&A para empresas e startups
21, junho 2022.
Movimento para trazer Ribeirão Preto como centro financeiro
09, junho 2022.
Palestra sobre fusões e aquisições de empresas e suas aplicações práticas em FP&A
13, abril 2022.
Palestra sobre estratégias de fusões & aquisições para startups

E-book de M&A

Baixe nosso e-book de Fusões e Aquisições

ebook-Fusoes-e-aquisicoes-2
Valore_FaleEspecialista-v2

Fale com nossos especialistas

Procurando soluções inteligentes para seu negócio?

Vamos conversar.

Entre em contato conosco 0800 742 4210

Dúvidas e Contato Comercial comercial@vaorebrasil.com.br

SÃO PAULO | SP Rua Funchal 418 - Edifício E-Tower, 34º e 35º andares - Vila Olímpia

CAMPINAS | SP Av. Dr. José Bonifácio Coutinho Nogueira, 150 Térreo Cj. 2 | Galleria Plaza

GOIÂNIA | GO Av. Dep. Jamel Cecílio, 3455 Ed. Flamboyant Park Business - 26º Andar - Sala 2610

RIBEIRÃO PRETO | SP Av. Presidente Vargas, 2121 - Sala 908 Ed. Times Square Business | Jd América

Assine a #ValoreInsights

Assine nossa newsletter e tenha em mãos as principais informações para te apoiar em decisões inteligentes

2022 Valore Brasil Ltda.

Todos os direitos reservados.