Poderíamos listar ao menos 4 aspectos pelos quais você precisa se atentar, muito além de pensar que o fundamental é contratar um serviço de Valuation:
1 – Você tem clareza sobre quais são as perspectivas do interessado para adquirir parte ou a totalidade de sua empresa?
Ai algumas respostas padrão: “sei sim, ele gosta da minha marca” ou “sei sim, minha carteira de clientes é importante para ele”. Mas… E como você faz para quantificar estes aspectos? Dentro do Valuation?
2 – Você conhece sua empresa como ninguém, certo?
Responde aí então: o interessado pede a você informações sobre seu negócio. Quanto você está confiante de que os dados contábeis irão transparecer exatamente todo seu negócio na análise que o interessado irá fazer?
3 – Você já passou por uma auditoria?
Saiba que o interessado irá cumprir esta agenda. Para ele é fundamental compreender as conformidades e cumprimentos de legislações, certificações e até mesmo rotinas tributárias, trabalhistas e contábeis. Infelizmente temos históricos de muito negócios que não se concretizaram por este motivo.
4 – E por último e não menos importante.
Você está preparado para negociação? Respostas padrão: “claro! Tenho experiência de sobra para saber muito bem como negociar. E sim, temos certeza disso, porém. Poderíamos listar outras 4, 8, 12 ou mais questões fundamentais além de preço e forma de pagamento, mas o que quero que você saiba é que: avaliar a empresa é apenas uma pequena parte de todo contexto que envolve a possibilidade de uma operação de venda de sua empresa.